Paris

Sustentabilidade

O luxo encontra-se com a conscientização ambiental no Mandarin Oriental, Paris

Desde a abertura, em 2011, o Mandarin Oriental, Paris tem sido reconhecido como um hotel ecologicamente responsável, e é o primeiro hotel na França a obter a Certificação HQE, de alta qualidade ambiental. O reconhecimento como prédio responsável ecologicamente permite que a propriedade economize de 20% a 30% no consumo de energia, quando comparado com um prédio sem a classificação HQE. Toda a operação diária do hotel é organizada em torno dessa meta.

Com suporte da equipe de gestão do hotel, o Mandarin Oriental, Paris consegue reunir o luxo às questões ambientais. Como exemplo, o jardim interno tem aproximadamente 100 tipos diferentes de árvores e arbustos que são regados por um sistema de gotejamento ecológico, um sistema interno de filtragem de ar específico garante a qualidade do ar e janelas à prova de som ajudam a controlar a temperatura interna do ar.

O Mandarin Oriental, Paris também visa ajudar a proteger a biodiversidade através do acolhimento de até 100.000 abelhas. Para ajudar a diminuir o declínio da população de abelhas, o hotel instalou duas colmeias no telhado, com assistência de uma organização local. As abelhas são uma parte importante do ciclo de polinização e geralmente proliferam em ambientes urbanos como Paris, que é uma área livre de pesticidas há 10 anos. Aliás, a coleta anual chegou a 30 kg de mel, que o chef executivo Thierry Marx está usando nas receitas do hotel. O Bar 8 também oferece coquetéis exclusivos feitos com mel. Os hóspedes que quiserem participar do programa ambiental do hotel, como a troca seletiva de roupas de cama e toalhas, também recebem um frasco do mel produzido na colmeia do telhado, como um gesto de agradecimento.

Em 2016, o Mandarin Oriental, Paris apresentou a sua nova horta no telhado. Suspensa sobre o distrito mais elegante da cidade, a horta contribui o ano todo para o suprimento de produtos orgânicos frescos que os hóspedes aproveitam.

Ao semear a nova horta, o hotel reforça o seu compromisso de responsabilidade ambiental. O chef executivo Thierry Marx usará os produtos da horta, como condimentos e infusões de chá de ervas no Sur Mesure par Thierry Marx. Dez tipos de hortelã fresca, além de outras ervas, incluindo tomilho, alecrim, sálvia e erva-doce serão cultivados na horta, juntamente com vegetais como abobrinhas, aipo e cebolas, além de tomates.